Tratamento das glosas para fins de retenção de tributos

por | 17 abr, 2018 | Gestão Tributária, Vídeos | 0 Comentários

Glosas: Neste vídeo abordamos mais um exemplo de deficiência da nossa legislação tributária que trata das retenções na fonte e que já nos foi bastante questionada nos cursos sobre retenções tributárias que ministramos pelo Brasil desde 2003.

Apenas uma das normas com as quais lidamos aborda o tratamento a ser dispensado na hipótese de glosa de valores, ou seja, quando o contratante não reconhece a integralidade daquilo que é cobrado pelo contratado através de sua nota fiscal.

É importante compreender o tratamento a ser dispensado na situação e aplicar o mesmo raciocínio inclusive para as demais retenções tributárias, em relação às quais a legislação é omissa.

Também vale conferir o vídeo sobre “Qual é a base de cálculo das retenções de pessoas jurídicas?“, publicado há algumas semanas em nosso canal.

Caso queira receber conteúdos exclusivos em primeira mão publicados no Foco Tributário, assine nossa lista clicando AQUI.

Se deseja participar de nosso treinamento Gestão Tributária de Contratos e Convênios, baseado no livro mais completo do mercado sobre retenções e encargos tributários na fonte, acesse o site da Open Treinamentos.

Para receber mais conteúdos sobre a temática tributária, solicite também a inclusão de seu telefone em nossa lista do Whats App (+55 71 9 9385-2662).

Curso gestão tributária de contratos e convênios

Incluindo abordagem sobre a EFD-Reinf, o eSocial, as alterações no ISS e no Simples Nacional para 2019

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.