Imposto de Renda 2022: entenda como declarar testes de Covid-19

por | 14 fev, 2022 | Gestão Tributária, Notícias | 0 Comentários

Os exames de diagnóstico de Covid-19 realizados em 2021 poderão ser declarados no Imposto de Renda 2022. O desconto tributário vale para os testes realizados em laboratórios com comprovação de pagamento. Os valores pagos em testes realizados em farmácia não são aceitos, mesmo com nota fiscal, segundo o g1.

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 deve começar em março. Pela legislação, são aceitas deduções de despesas médicas com hospitais, laboratórios e clínicas.

As despesas com testes e exames de Covid-19 devem ser relacionadas no campo ‘pagamentos efetuados’, no programa da Receita Federal. É preciso incluir o nome, a data do pagamento, o CNPJ da empresa onde o exame foi realizado e o valor pago, em Declaração de Ajuste Anual (DAA) do exercício de 2022, ano-calendário de 2021, na Ficha Pagamentos Efetuados. O código é o 21.

Outras despesas médicas também podem ser declaradas, como pagamentos a fisioterapeutas, dentistas, terapeutas, fonoaudiólogos, hospitais, exames laboratoriais, serviços radiológicos e próteses.

Fonte: Receita Federal do Brasil

Veja também: IMPOSTO DE RENDA 2022: CONTRIBUINTES JÁ DEVEM SE PREPARAR PARA A ENTREGA

Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.

[Entre no nosso canal no Telegram]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected]

🚀 Domine a complexa legislação tributária que trata das retenções na fonte e dê uma guinada em sua carreira profissional! SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.

Curso ONLINE Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso  Online Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de 5 encontros.

CLIQUE PARA SABER MAIS