Qual a importância do contrato para fins tributários?

por | 24 ago, 2017 | Gestão Tributária, Vídeos | 0 Comentários

Tanto em nosso livro Gestão Tributária de Contratos e Convênios, como também nos cursos que ministramos pelo Brasil damos muita ênfase a importância dos instrumentos contratuais serem redigidos com atenção também para as incidências de tributos, especialmente aqueles exigidos da fonte pagadora.

Neste vídeo conseguimos destacar a importância da redação adequada dos negócios jurídicos utilizando de um exemplo com o qual já nos deparamos diversas vezes: operações que envolvem prestação de serviços e são equivocadamente tratadas como locação de bens.

O pior é que o funcionário do contratante responsável pela análise das notas fiscais e seu respectivo pagamento, principalmente nas grandes empresas e entidades públicas, normalmente não tem contato com a área demandante para confrontar o conteúdo do documento que vai para suas mãos com aquilo que, de fato, foi contratado e executado. Isso pode implicar em riscos ou prejuízos para o contratante, especialmente na hipótese de ser fiscalizado.

Vale a pena conferir a explicação! Não deixe também de postar seus comentários.

Caso queira receber conteúdos exclusivos em primeira mão publicados no Foco Tributário, assine nossa lista clicando AQUI!

Para receber mais conteúdos sobre a temática tributária, solicite também a inclusão de seu telefone em nossa lista do Whats App (+55 71 9 9385-2662).

Curso gestão tributária de contratos e convênios

Incluindo abordagem sobre a EFD-Reinf, o eSocial, as alterações no ISS e no Simples Nacional para 2019

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.