PodTributar #15: Impactos da Reforma Tributária na construção civil

por | 31 jul, 2026 | Gestão Tributária, Podcast

No 15º episódio do PodTributar, analisamos os Impactos da Reforma Tributária na Construção Civil, com destaque para o novo enquadramento do setor nos regimes específicos e diferenciados, as alterações de alíquotas, a sistemática de créditos e as regras de transição aplicáveis aos contratos de empreitada, incorporação e prestação de serviços.

Abordamos como a nova legislação passou a compreender as obras de engenharia, reformas, serviços auxiliares e a alienação de bens imóveis, além dos redutores de alíquota e das exigências relacionadas à discriminação contratual e à emissão de documentos fiscais. Também avaliamos os principais cuidados necessários para que construtoras, incorporadoras e órgãos contratantes evitem contingências fiscais durante o período de adaptação.

No GT News, comentamos a redução dos litígios tributários registrada pela Receita Federal, a prorrogação para 2027 da obrigatoriedade de inscrição de pessoas físicas no CNPJ para emissão de documentos fiscais e a possibilidade de extinção da declaração anual do Imposto de Renda, com a adoção de um modelo de apuração em tempo real.

Na seção AGORA É LEI, analisamos a Instrução Normativa RFB nº 2.331 e as Soluções de Consulta Cosit nº 87, 89, 90, 91, 92, 93, 98, 99 e 101, que tratam de temas como retenção sobre comissões e corretagens, cessão de mão de obra, diárias, prêmios por desempenho, reembolso de despesas médicas, precatórios, planos de saúde e contribuições previdenciárias.

Na seção De olho nos tribunais, destacamos decisões relacionadas à alíquota zero de PIS e Cofins, contribuições ao Sistema S, imunidade do ITBI, incidência de ISS sobre coworking, Difal do ICMS, créditos no regime monofásico, prejuízos fiscais, distribuição de lucros, lucro presumido, responsabilidade tributária e revisão do valor venal de imóveis.

Por fim, no PERGUNTE AO ESPECIALISTA, respondemos às dúvidas dos ouvintes sobre a equiparação de serviços médicos a serviços hospitalares, o nanoempreendedor na Reforma Tributária, a destinação do IBS e da CBS nas compras públicas, a discriminação de insumos na nota fiscal e a importância do arquivo XML para afastar a responsabilidade solidária do tomador.

Prepare sua instituição para a nova tributação no setor público

Aprenda com especialistas como aplicar, na prática, os dispositivos da reforma tributária nos contratos, licitações, obras públicas e operações financeiras da sua entidade.

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO

Certificado de conclusão do curso

30 dias de acesso às reprises

Livro digital do Prof. Alexandre Marques

Interação ao vivo com os professores

Sobre o autor:

Alexandre Marques

Advogado, contabilista, pós-graduado em Advocacia Tributária e Direito Processual Civil, CEO da Open Soluções Tributárias e do sistema web Gestão Tributária (www.gestaotributaria.com.br), sócio do escritório Damasceno & Marques Advocacia, autor do livro Gestão Tributária de Contratos e Convênios (10ª edição) e co-autor de outras obras.

Posts Relacionados:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos Online

Cursos Online

CONECTE-SE COM O PROF. ALEXANDRE MARQUES NO LINKEDin

Receba conteúdos

Perfil do Autor

O Foco Tributário foi idealizado por Alexandre Marques, autor do livro Gestão Tributária de Contratos e Convênios, atualmente a obra mais completa do mercado sobre retenções e encargos tributários. Saiba mais…

GT-FÁCIL