Assistente virtual da Receita já responde dúvidas sobre DCTFWeb

por | nov 11, 2021 | Gestão Tributária, Template Imagem | 0 Comentários

A Receita Federal disponibilizou seu Assistente Virtual (atendimento robotizado ou chatbot) na página inicial do site. O Léo é um assistente virtual dotado de inteligência artificial.

O objetivo, neste primeiro momento, é que o Léo consiga responder à maior parte das dúvidas sobre os assuntos relacionados à Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb), como também ao Acesso a Sistemas Aduaneiros e ao Registro de Despachante e Ajudante.

A Receita também está desenvolvendo novos temas para serem incluídos no banco de assuntos tratados pelo assistente virtual, inclusive os relacionados a cadastros, como o CPF e outros assuntos tributários. Os novos temas serão divulgados assim que implementados.

Com essas ações, a Receita Federal colabora para tornar mais acessíveis e facilitar os procedimentos necessários à atuação no comércio exterior e demais serviços prestados pelo órgão.

COMO ACESSAR

O Léo já está em todos as páginas do site, no canto inferior da tela.

Ou você pode acessar  aqui.

Em seguida, clique no ícone “Pergunta pro Léo!”, no canto inferior direito da tela:

leo.png

 

Escolha o assunto desejado, clicando no nome ou digitando o respectivo número.

categorias.png

Pronto! Agora é só digitar suas dúvidas e interagir com o Léo. Caso ele encontre mais de uma resposta, serão apresentadas algumas opções ao usuário, que deverá escolher a mais adequada. O assistente virtual aprende a partir da interação com os usuários, portanto não deixe de confirmar se a resposta atendeu ou não o questionamento feito, a fim de aprimorar a qualidade das respostas.

Fonte: Receita Federal do Brasil

Curso Especialista em Retenções Tributárias

Domine a complexa legislação tributária que trata das retenções na fonte e dê uma guinada em sua carreira profissional!

Curso especialista em Retenções Tributárias

Sobre o autor: Alexandre Marques

O Foco Tributário foi idealizado por Alexandre Marques, autor do livro Gestão Tributária de Contratos e Convênios, atualmente a obra mais completa do mercado sobre retenções e encargos tributários na contratação de terceiros, abordando o INSS, IRRF, Contribuições Sociais (CSLL, PIS/Pasep e Cofins) e ISS incidentes na fonte.
Qual o objetivo da NFS-e Padrão Nacional?

Qual o objetivo da NFS-e Padrão Nacional?

Objetivo da padronização da NFS-e  Precisamos lembrar que esse projeto objetiva o benefício das administrações tributárias padronizando e melhorando a qualidade das informações, racionalizando os cursos e gerando maior eficácia para fiscalização. Então, esse projeto...

ler mais
Contribuições do INSS aumentam de valor em 2022

Contribuições do INSS aumentam de valor em 2022

As contribuições do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão aumentar neste ano depois que o salário mínimo subiu de R$ 1.100 para R$ 1.212. Outros pagamentos referentes ao piso nacional também foram reajustados: abono salarial PIS/Pasep, seguro-desemprego e BPC...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos Online

Cursos Online

Assista ao GT Cast: O seu podcast sobre Gestão Tributária!

Conecta-se com Telegram

Participe do grupo Telegram Foco Tributário

Receba conteúdos

Newsletter

Programação de Cursos

Programação de Cursos

SUGERIDO PARA VOCÊ:

Sistema Gestão tributária

Já pensou em ter um sistema web inovador que pode solucionar suas dúvidas sobre as principais retenções tributárias apenas digitando o tipo de serviço que deseja consultar? Confira!

Perfil do Autor

Perfil do Autor Alexandre Marques

O Foco Tributário foi idealizado por Alexandre Marques, autor do livro Gestão Tributária de Contratos e Convênios, atualmente a obra mais completa do mercado sobre retenções e encargos tributários. Saiba mais…

GT-FÁCIL

GT-FÁCIL