Qual o cenário atual para as empresas que querem optar pela CPRB?
Optar pela CPRB – No GT Cast #23, o seu podcast sobre gestão tributária deste mês, esclarecemos qual o cenário atual para as empresas que querem optar pela CPRB. Confira no vídeo a segunda notícia da sessão “GT News”: “O Congresso derrubou veto à desoneração da folha de dezessete setores”.
Veto à desoneração da folha de pagamento
O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro à desoneração da folha de pagamento para dezessete setores da economia, como empresas de comunicação, de tecnologia, de informação, e de transporte coletivo urbano, rodoviário e metroviário, de construção civil e têxtil, dentre outros.
Fim da desoneração
Pensávamos que a desoneração acabaria em dezembro de 2020, mas houve uma prorrogação para aqueles que decidiram optar pela CPRB. Por acompanharmos a discussão, vimos o veto como uma esperança de que a confusão tivesse fim em dezembro de 2020, entretanto, o Congresso decidiu derrubar o veto e estender até 31 de dezembro de 2021 o direito dessas empresas de optar pela CPRB e permanecerem sendo tributadas dessa forma.
Infelizmente, consideramos que isso prorroga as “dores de cabeça”, inclusive com a retenção de 3,5% para o INSS. Na próxima edição do livro Gestão Tributária de Contratos e Convênios, teremos que atualizar esse ponto e tratar de todas as polêmicas, pelo menos até o final de 2021.
Veja também: Um aspecto fundamental para determinar a incidência da CPRB
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].
Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.
O maior treinamento sobre as principais retenções e encargos incidentes na contratação de pessoas físicas ou jurídicas (INSS, IRRF, PIS/Pasep Cofins e ISS).
100% AO VIVO E INTERATIVO
+ 30 DIAS PARA REVER TODAS AS AULAS
CERTIFICADO DE 24 HORAS-AULA
Ganhe o livro do Professor
24 PONTOS NO PEPC-CFC