Polícia e Receita Federal fazem operação contra fraude com créditos tributários

por | 27 mar, 2018 | Gestão Tributária, Notícias | 0 Comentários

Créditos tributários: A prática de algumas empresas que se apresentam como supostas “consultorias tributárias” está na mira da Receita Federal e da Polícia Federal, que fizeram uma operação nesta quinta-feira (22/03) com o objetivo de combater fraudes relacionadas ao comércio de créditos tributários irregulares. Há suspeitas de que a fraude envolve mais de R$ 200 milhões em supostos créditos tributários e estima-se que o grupo tenham desviado cerca de R$ 70 milhões.

A Polícia cumpre 4 mandados de prisão temporária, inclusive contra uma servidora da RFB, bem como sócios das empresas de consultoria que intermediavam o repasse dos créditos. Há também 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Florianópolis e Bragança Paulista.

Segundo a Receita, a fraude era realizada por empresas que se apresentavam como especializadas em consultoria tributária, mas que oferecia a aquisição de créditos retirados de terceiros para compensação, repassando esses valores para clientes que contratavam seus serviços. Para ser operacionalizada, além das empresas de consultoria, a fraude contava com a participação de uma analista tributária da RFB e de um falso auditor-fiscal.

A operação foi batizada de Manigância, fazendo referência à técnica ilusionista que faz um objeto desaparecer de um local e aparecer em outro.

Curso gestão tributária de contratos e convênios

Incluindo abordagem sobre a EFD-Reinf, o eSocial, as alterações no ISS e no Simples Nacional para 2019

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.