A complexidade tributária envolvendo serviços relacionados à medicina, em especial a aplicação de vacinas, suscita questões fundamentais quanto à incidência de impostos. Não há ressalvas quanto à incidência do ICMS nos serviços de medicina em parte da operação. Por isso, ainda que haja fornecimento de vacinas, materiais ou equipamentos nesse tipo de serviço, toda a operação fica sujeita ao ISS.
Incidência de ICMS nos serviços de medicina na Aplicação de Vacinas: Desafios e Complexidades
Em relação à aplicação de impostos de ICMS nos serviços de medicina, é preciso entender como isso ocorre na prática, inclusive, o exemplo da aplicação de vacina é bem interessante porque não é um critério comum. Ou seja, quando uma determinada empresa contrata uma prestadora de serviço especializada em aplicação de vacinas, essa prestadora vai fornecer as vacinas e se responsabilizar pela aplicação.
Dependendo do tipo de vacina, o custo dos insumos, do ponto de vista econômico é muito maior do que o custo da mão de obra, porque algumas poucas pessoas estarão realizando a aplicação e vão aplicar vacinas em centenas ou milhares de pessoas em poucos dias, em um período muito curto. Então a mão de obra tende a ser de um custo muito menor do que o material. E, nesse sentido, surgem questões relacionadas ao ICMS nos serviços de medicina.
Portanto, é preciso analisar se essa obrigação, que envolve a aplicação de vacina, é tratada na lista como uma atividade ou se há alguma ressalva quanto aos materiais empregados.
Diante disso, temos que a aplicação da vacina é um tipo de serviço de enfermagem, considerando que a lei que trata dessa profissão conceitua como uma atividade típica desse tipo de profissional, então a operação que é de prestação de serviço, não há ressalva em relação ao ICMS nos serviços de medicina. Logo, todo material, ainda que do ponto de vista econômico, será muito mais relevante do que a parcela da mão de obra e toda a operação deve ser tratada como prestação de serviço.
VEJA TAMBÉM: O QUE ANALISAR SOBRE A INCIDÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS SOBRE OS SERVIÇOS MÉDICOS?
Desafios Atuais e Necessidade de Revisões Legislativas quanto ao ICMS nos serviços de medicina.
Diante desse panorama, conclui-se que a operação, caracterizada como prestação de serviço relacionado à medicina, carece de ressalvas tributárias na incidência do ICMS nos serviços de medicina. Esta complexidade tributária ressalta a necessidade de revisões e adequações nas legislações vigentes para lidar de maneira mais eficiente e justa com as peculiaridades dos serviços de medicina, garantindo maior clareza e equidade no tratamento tributário e maior exatidão quanto ao ICMS nos serviços de medicina.
VEJA TAMBÉM: INCIDE ISS OU ICMS NOS SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO DE DIVISÓRIAS?
O maior treinamento sobre as principais retenções e encargos incidentes na contratação de pessoas físicas ou jurídicas (INSS, IRRF, PIS/Pasep Cofins e ISS).
100% AO VIVO E INTERATIVO
+ 30 DIAS PARA REVER TODAS AS AULAS
CERTIFICADO DE 24 HORAS-AULA
Ganhe o livro do Professor
24 PONTOS NO PEPC-CFC
0 comentários