As duas mudanças mais importantes da versão 3.0 da EFD-Reinf

por | 2 ago, 2019 | Comentários, EFD-Reinf, esocial | 0 Comentários

Após o anúncio do governo de que iria transferir do eSocial para a EFD-Reinf os eventos que dizem respeito a fato gerador de tributos, podemos dizer que o cumprimento da promessa foi encaminhado.

Isso porque, no dia 1º de agosto de 2019 foi disponibilizada, no site do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped, a minuta da versão 3.0 dos leiautes da EFD-Reinf, que incluiu tais alterações.

Dentre as mudanças mais importantes, damos destaque para o fato de que o evento “S-1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho” do eSocial não migrou para nenhum outro correspondente na EFD-Reinf.

Entretanto, é fácil perceber que a não inclusão ocorreu em razão da existência do evento “R-4010 – Retenções na Fonte – Pessoa Física”, já constante da versão 2.0 da EFD-Reinf, que contém todas as informações que eram prestadas anteriormente no evento S-1210.

Outro ponto importante tem relação com a incidência das contribuições previdenciárias (INSS) sobre a folha de salários. O evento “S-1200 Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social”, passou a fazer parte da EFD-Reinf como evento “R-2000 – Remuneração pelo Trabalho”.

Dessa forma, as empresas que informam as remunerações e pagamentos mensais a empregados ou autônomos nos eventos S-1200 e S-1210, passarão a apresentar os mesmos dados nos correspondentes R-2000 e R-4010, respectivamente.

Por fim, é preciso destacar que, por se tratar de minuta de leiaute, não podemos considerá-la como sendo a versão final e, por isso, há a possibilidade de novas alterações por parte da Receita Federal do Brasil.

Também não ficou definido o prazo para sua entrada em vigor. Considerando que as informações atualmente encaminhadas pelo eSocial incluem também o Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF, o qual é informado pelos contribuintes pessoas físicas na Declaração de Ajuste Anual (DAA), é muito provável que a RFB venha a exigir a adoção da versão 3.0 da EFD-Reinf a partir de janeiro de 2020, quando inclusive já estava previsto o início da exigência da versão 2.0.

Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos para ver se as nossas previsões se confirmam.

Por último, quero falar de outro assunto que também pode lhe interessar. Já está aberta a lista de pré-inscrição para você assistir ao 3º Workshop sobre Retenção de INSS dos Optantes do Simples Nacional. O evento é 100% online e totalmente gratuito. Basta ser assinante do blog para participar ou, se preferir, acesse a página de inscrição do evento aqui.

E para receber os conteúdos publicados aqui diretamente em seu celular, solicite também a inclusão de seu telefone em nossa lista de transmissão do Whats App (+55 71 9 9385-2662).

Curso gestão tributária de contratos e convênios

Incluindo abordagem sobre a EFD-Reinf, o eSocial, as alterações no ISS e no Simples Nacional para 2019

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.