Análise tributária preventiva e sua importância na contratação de terceiros

por | 19 out, 2020 | Gestão Tributária, Vídeos | 0 Comentários

O ideal para as empresas e entidades públicas é fazer uma análise tributária preventiva nos contratos terceirizados, embora na prática isso nem sempre aconteça. Não seria correto solucionar tardiamente os problemas em torno da análise tributária de um contrato, dotando as pessoas da área financeira das ferramentas mais adequadas e mais modernas, como o GT-Fácil, pois, afinal, não adianta a empresa identificar o erro quando ele já não é mais remediável.

A ferramenta do GT-Fácil deve ser utilizada como forma de garantir a análise tributária preventiva, impedindo a ocorrência de erros, principalmente quanto às retenções tributárias. Essa ferramenta facilita a gestão dos tributos incidentes sobre o contrato, traz um ganho de produtividade significativo, oferece segurança jurídica para aqueles que analisam a tributação sobre cada tipo contrato. Mas, para além disso, é importante que ela seja utilizada no momento adequado. Do contrário, como no exemplo trazido na live exclusiva para os alunos do curso de Retenção de ISS (saiba mais sobre o treinamento de ISS clicando aqui), seria tarde demais para reparar o equívoco. 

Quando não há um esforço para uma análise tributária preventiva, o que ocorre é: o erro é identificado com base naquilo que está na legislação mas a atividade já foi executada, a nota fiscal já foi emitida de maneira equivocada, tudo foi atestado e encaminhado para o pagamento, e então, caso o setor financeiro identifique, com apoio da contabilidade, aquele problema, será tarde e a solução pode custar caro.

Não raramente a empresa tomadora prefere pagar a operação mesmo com a documentação fiscal e o tratamento tributário equivocado para evitar os transtornos de corrigir todo aquele problema. É por isso que é fundamental ter a consciência de que o investimento em capacitação para uma análise tributária preventiva é a solução para evitar recorrência desse tipo de problema.

Veja mais conteúdos sobre: Importância da análise tributária no momento da formação do contrato

[Entre no nosso canal no Telegram]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].

Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.