#237: Diferença fundamental entre o fato gerador da retenção do IR e das Contribuições Sociais
Vídeo #237 de 365 publicações ao longo do ano!
Um aspecto interessante quanto à retenção do Imposto de Renda e das Contribuições Sociais nos pagamentos à pessoas jurídicas por entes e empresas não federais, consiste na diferença entre o momento de ocorrência do fato gerador dessas obrigações.
Isso porque, enquanto o fato gerador do IRRF é o pagamento ou crédito, o que ocorre primeiro, no caso das Contribuições Sociais, o fato gerador é tão somente o momento do pagamento.
No entanto, será que a fonte pagadora para fins de controle ou praticidade poderia alinhar os fatos geradores? Confira a resposta no vídeo de hoje, através da explicação do professor Alexandre Marques!
Participe do Workshop Online promovido pelo Foco Tributário “Retenções Tributárias dos Optantes do Simples Nacional”, que ocorrerá nos dias 4 a 8 de maio de 2020! Para participar, inscreva-se em nossa lista acessando o blog do Foco Tributário. Nós iremos te enviar o link de acesso para o e-mail cadastrado. Aproveite, o evento é 100% online e gratuito!
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].
Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.
Curso gestão tributária de contratos e convênios
Incluindo abordagem sobre a EFD-Reinf, o eSocial, as alterações no ISS e no Simples Nacional para 2019
Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.