Receita paga neste mês o 4º lote de restituição do Imposto de Renda; quem recebe?

por | 4 ago, 2022 | Imposto de Renda, Notícias | 0 Comentários

A restituição do Imposto de Renda (IR) foi dividida em cinco lotes. Três deles já foram pagos pela Receita Federal. O quatro lote ficará disponível em 31 de agosto. A restituição é referente ao ano-base 2021, além dos lotes residuais. Confira quem receberá nessa próxima rodada.

A Receita Federal permite que os contribuintes façam a consulta sobre o pagamento com certa antecedência. Ela se dá pelo site deles ou pelo aplicativo. Caso a declaração tenha sido enviada dentro do prazo e esteja sem pendências, o contribuinte entra para a fila de restituição.

4º lote de restituição

Para fazer a consulta, o contribuinte deve indicar o número do CPF e também a data de nascimento. Depois disso, basta acessar a aba “Meu Imposto de Renda” e ir na opção “Consultar a restituição”.

No último lote liberado pela Receita Federal, foram pagos R$ 6,3 bilhões para 5.242.668 de contribuintes. Os primeiros a receber foram as pessoas com prioridade legal, sendo os idosos com mais de 80 anos seguidos pelos que tinham entre 60 e 79.

Além deles, entraram na lista de prioridade as pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, assim como os contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério. Depois deles, receberam também os contribuintes que fizeram a declaração até 3 de maio e os residuais de anos anteriores.

O pagamento da restituição cai na conta indicada pelo contribuinte durante a declaração do Imposto de Renda. Caso termine o período de pagamento e o contribuinte não receber o dinheiro, o valor fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, será preciso reagendar a restituição. A solicitação é feita pelos canais de atendimento do Banco do Brasil, sendo o site ou a central de relacionamento da instituição. Os telefones são: 4004-0001 (para capitais); 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).

O próximo pagamento é o 4º lote de restituição que será realizado em 31 de agosto. Depois disso será liberado o último pagamento que está previsto para 30 de setembro.

Veja também: RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA: VEJA COMO CONSULTAR O VALOR A SER RECEBIDO

Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.

[Entre no nosso canal no Telegram]

Curso ONLINE Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso  Online Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de 5 encontros.

CLIQUE PARA SABER MAIS