Reviravolta: decisões do STF e STJ alteram base de cálculo do ISS na construção civil

por | 15 jun, 2023 | ISS

Base de cálculo do ISS – Os Professores Alexandre Marques e Gustavo Reis abordaram na live a decisão RECENTÍSSIMA e SURPREENDENTE do STJ, que tem a ver também com uma outra decisão do STF, e que traz alteração no cálculo do ISS na construção civil, com várias consequências muito importantes.

Para o Município, pode haver um substancial incremento de receita. Para os prestadores e tomadores de serviços, a necessidade de ajustar seus procedimentos e o risco de serem autuados.

 Assista a reprise!

VEJA TAMBÉM: O PRESTADOR AUTÔNOMO ESTÁ SUJEITO À RETENÇÃO DE ISS?

O maior treinamento sobre as principais retenções e encargos incidentes na contratação de pessoas físicas ou jurídicas (INSS, IRRF, PIS/Pasep Cofins e ISS).

banner gtcc

100% AO VIVO E INTERATIVO

+ 30 DIAS PARA REVER TODAS AS AULAS

CERTIFICADO DE 24 HORAS-AULA

Ganhe o livro do Professor

24 PONTOS NO PEPC-CFC

💻 Conheça o Sistema Web Gestão Tributária: uma poderosa ferramenta de simulações e cálculos dos principais tributos incidentes sobre a contratação de terceiros (pessoas físicas e jurídicas): https://www.gestaotributaria.com.br/

Adquira também a 8° edição digital do livro Gestão Tributária de Contratos e Convênios para consultar sempre que necessário aonde você estiver (e ainda garanta um upgrade gratuito para a 9° edição assim que for lançada). Utilize o cupom UPGRADE9EDICAO: https://opentreinamentos.com.br/livros/livro-digital-gestao-tributaria-de-contratos-e-convenios-8a-edicao/

Sobre o autor:

Alexandre Marques

Advogado, contabilista, pós-graduado em Advocacia Tributária e Direito Processual Civil, CEO da Open Soluções Tributárias e do sistema web Gestão Tributária (www.gestaotributaria.com.br), sócio do escritório Damasceno & Marques Advocacia, autor do livro Gestão Tributária de Contratos e Convênios (9ª edição) e co-autor de outras obras.

Posts Relacionados:

1 Comentário

  1. jeanine vaz

    Boa tarde.
    Poderia me dizer a partir de quando foi possível o abatimento de material segundo o STF, ou seja, a partir de quando entrou em vigor? A vigência da Lei foi de que data a que data?
    E mais, a partir de quando não se pode mais deduzir? Li as leis, assistir suas lives e vídeos no youtube. Não entrei no mérito de modulação, para ver quando fariam efeito a decisões.
    Não sou da área jurídica, sou da área contábil. Período que eu preciso é de 01/01/2019 a 31/12/2021.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos Online

Cursos Online

SUGERIDO PARA VOCÊ:

CONECTE-SE COM O PROF. ALEXANDRE MARQUES NO LINKEDin

Receba conteúdos

Perfil do Autor

O Foco Tributário foi idealizado por Alexandre Marques, autor do livro Gestão Tributária de Contratos e Convênios, atualmente a obra mais completa do mercado sobre retenções e encargos tributários. Saiba mais…

GT-FÁCIL