DCTFWeb substitui GFIP a partir de abril para processos trabalhistas

por | 27 jan, 2023 | Notícias

DCTFWeb substitui GFIP – Entre as diversas obrigações acessórias encontra-se a DCTFWeb que foi instituída pela Receita Federal do Brasil em 2018. Seu objetivo é o de modernizar o cumprimento das obrigações acessórias, diminuindo a ocorrência de erros e aumentando a segurança no que é entregue.

As informações necessárias para gerar a DCTFWeb tem o envio através do eSocial e da EFD-Reinf. A declaração foi implementada para a substituição da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP).

Todavia, publicação no Diário Oficial da União alterou prazo para substituição da GFIP pela DCTFWeb. A Instrução Normativa RFB Nº 2.128, altera a Instrução Normativa RFB nº 2.005, de 29 de janeiro de 2021, no que diz respeito ao prazo.

A DCTFWeb irá substituir a GFIP a partir do mês de abril de 2023, em caso de confissão de dívida relativa a contribuições previdenciárias e contribuições sociais devidas, por lei, a terceiros em decorrência de decisões condenatórias ou homologatórias proferidas pela justiça do trabalho.

O adiamento foi necessário em decorrência da necessidade de prorrogação dos eventos do eSocial de processos trabalhistas.

Portanto, a contabilidade deve se atentar a mais esta alteração na lei.

VEJA TAMBÉM: Mudanças na obrigatoriedade da entrega da DCTFWeb começaram a valer em janeiro de 2023

 

O que é a DCTFWeb?

A DCTFWeb – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos – integra uma série de obrigações acessórias tributárias voltadas às empresas brasileiras.

Trata-se de um reconhecimento de dívidas, constituições do crédito previdenciário e contribuições destinadas a terceiros (INSS) das empresas, que é feito junto à Receita Federal. Se dá por meio de informações declaradas pelo eSocial e EFD-Reinf, que fazem parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Dessa forma, as informações ficam disponíveis em um só local, de maneira mais segura e ágil. Assim, é possível realizar a gestão completa de crédito e débito de valores, em que, ao final, será emitida a guia de recolhimento – DARF. O documento é gerado a partir das informações que constam nesses locais.

VEJA TAMBÉM: DCTFWeb: 3 mudanças e o que aguarda para 2023

Qual o prazo para entrega da DCTFWeb?

A DCTFWeb deverá ocorrer mensalmente, até o dia 15 do mês seguinte ao da ocorrência dos fatos geradores.

Por fim, é fundamental que as empresas estejam em dia com a DCTFWeb. A não transmissão dentro do prazo resulta em multas para as empresas.

Fonte: Receita Federal do Brasil

 

Curso ONLINE e ao vivo: efd-reinf e dctfweb para órgãos públicos, SISTEMA S E EMPRESAS PRIVADAS!

Participe do curso online que ensina na prática, COM PREENCHIMENTO DE TELAS, tudo que os órgãos públicos precisam saber para entregar com total segurança as novas obrigações acessórias da Receita Federal do Brasil.