#303: O sócio de empresa é obrigado a retirar pro labore?
Vídeo #303 de 365 publicações ao longo do ano!
Importante! Está definida a data do próximo Workshop 100% Grátis e Online “Retenções Tributárias dos Optantes do Simples Nacional”. Para participar, caso você ainda não seja assinante do Foco, cadastre-se aqui ou se inscreva diretamente na página do evento.
Participe do nosso canal do Telegram clicando aqui.
Muitos empresários e profissionais que lidam com a temática tributária enfrentam dificuldades ao analisar a obrigatoriedade de uma empresa pagar retirada pró-labore aos seus respectivos sócios.
Não é diferente daquilo que a Deise, lá de Minas Gerais, nos questionou, já que ela possui duas empresas sendo uma do Simples e outra do regime do Lucro Presumido, sendo que ela optou por concentrar as retiradas pró-labore apenas na primeira evitar um custo maior com a contribuição para o INSS.
E esse tema já foi objeto de análise por parte da Receita Federal, que manifestou o seu entendimento através de uma Solução de Consulta Cosit do ano de 2016. Da mesma forma, nós aqui do Foco Tributário já gravamos um vídeo a respeito desse tema, apresentando inclusive um exemplo prático interessante que recomendamos que você assista em complemento à explicação que é dada neste vídeo.
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].
Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.
Curso gestão tributária de contratos e convênios
Incluindo abordagem sobre a EFD-Reinf, o eSocial, as alterações no ISS e no Simples Nacional para 2019
Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.