Sabe o que é isso? É um trecho do novo Mafon 2023 – Manual do Imposto Sobre a Renda Retido na Fonte, publicado pela Receita Federal agora em 2023. E veja o que ela reconhece: a decisão do STF sobre a retenção ampla do Imposto de Renda pelos órgãos, autarquias e fundações estaduais e municipais já pode ser realizada, sem a necessidade de aguardar qualquer alteração na legislação federal.

MAFON 2023: OPORTUNIDADES DE INCREMENTO PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS

E lembre-se: a Constituição Federal trata essa retenção como receita própria do ente federativo nos pagamentos que ele efetua. Na prática, ao invés de reter apenas 1% ou 1,5% de alguns poucos serviços, o Estado ou Município pode reter até 4,8% nos serviços em geral e 1,2% nas compras mercantis. Ou seja, o incremento é imediato e logo no primeiro mês o recurso arrecadado já pode ser gasto livremente. Vários Estados e Municípios já estão aproveitando a oportunidade de arrecadar mais com o mínimo de esforço!

Se você é servidor das áreas de contabilidade, finanças, tributos, controle interno, dentre outras, de uma entidade com esse perfil, saiba mais detalhes através da live que foi realizada recentemente no canal do Foco Tributário no Youtube. Confira abaixo:

Participe também do treinamento A NOVA RETENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA DOS ÓRGÃOS, AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, promovido pela Open Soluções Tributárias, a maior referência em tributação voltada para o setor público do pais.

Aprenda como os Estados e Municípios devem reter o IRRF e aumente sua arrecadação a partir da decisão do STF de outubro de 2021.

Mafon 2023