restituição-do-IR

Para os contribuintes que têm direito à restituição do Imposto de Renda (IR) em 2023 e desejam receber o valor o mais breve possível, o envio da declaração à Receita Federal deve ser feito até esta quarta-feira (10).

Apesar da entrega na data não garantir espaço no primeiro lote de restituição, quem enviar até às 23h59 de hoje pode concorrer a uma “vaga” na primeira cota. Do contrário, entrará nos lotes de restituição que vão até setembro.

Datas e prazos para pagamentos

A partir de 31 de maio, as restituições do Imposto de Renda de 2023 começarão a ser efetuadas. A Receita Federal estabeleceu a liberação de cinco lotes de pagamento. Os contribuintes que conseguirem entregar a declaração até o dia 10 de maio têm possibilidade de serem inclusos já no primeiro lote.

Prioridade e novos critérios

Os critérios de prioridade são estabelecidos por lei, que observam a data de entrega da declaração. No entanto, este ano, houve inclusão de novos critérios: pessoas que optaram por receber a restituição por Pix e aquelas que utilizaram a declaração pré-preenchida. Segundo a Receita, cerca de 70% dos contribuintes têm direito à restituição.

Até às 15h de sexta-feira (5), a Receita Federal já havia recebido 20,3 milhões de declarações, das quais 72,6% tinham direito à restituição do Imposto de Renda.

Cronograma de pagamento

Confira as datas previstas para pagamento das restituições:

– 1º lote: 31 de maio

– 2º lote: 30 de junho

– 3º lote: 31 de julho

– 4º lote: 31 de agosto

– 5º lote: 29 de setembro

Grupo Prioritário

O grupo prioritário para recebimento da restituição inclui:

– Idosos acima de 80 anos;

– Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;

– Contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;

– Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;

– Quem utilizou a declaração pré-preenchida e/ou optou por receber a restituição por Pix.

Veja também: É possível excluir materiais da base de cálculo do Imposto de Renda e das Contribuições Sociais?

Para receber a restituição via Pix, o contribuinte deve informar sua chave Pix na hora de entregar a declaração. A Receita Federal só aceitará a chave Pix formada com o número do CPF. Essa medida visa aumentar a segurança do contribuinte, já que a chave CPF é única.

O pagamento da restituição por Pix é uma das principais novidades da declaração do Imposto de Renda de 2023.

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual e, para aqueles que têm direito à restituição, seguir as regras e prazos pode garantir um retorno financeiro mais rápido.

Fonte: Receita Federal do Brasil

O maior treinamento sobre as principais retenções e encargos incidentes na contratação de pessoas físicas ou jurídicas (INSS, IRRF, PIS/Pasep Cofins e ISS).

banner gtcc

100% AO VIVO E INTERATIVO

+ 30 DIAS PARA REVER TODAS AS AULAS

CERTIFICADO DE 24 HORAS-AULA

Ganhe o livro do Professor

24 PONTOS NO PEPC-CFC